16/05/2011

As 10 personalidades mais amigas dos gays para 2011

 Felizmente, a luta pelos direitos da comunidade gay conta com simpatizantes importantes no Brasil que não se omitem ao lutar pela democracia e direitos humanos. São políticos, artistas e personalidades que defendem a igualdade de direitos em uma sociedade em que o preconceito é velado mas presente, em que se discute o fim da violência mas em que não se quer admitir a questão mais clara: de que o preconceito é fruto da desinformação e motriz para a violência. A lista a seguir cita os nomes indicados por 10 militantes convidados e foi editada pela Lado A. Estas 10 pessoas mostram que é sim possível acreditar em um mundo melhor e que o senso de democracia e de um país sem ódio ou violência às minorias, com igualdades de direitos entre todos, não é apenas um ideal mas um caminho a ser percorrido

.











Maria Berenice DiasJurista e advogada gaúcha. Desembargadora aposentada do Rio Grande do Sul, precursora do direito homoafetivo no país, termo inclusive criado pela autora que ajudou na fundação da Comissão Especial da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil. Mantém um site com decisões judiciais favoráveis aos direitos dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de todo o país, que são usadas como jurisprudência.

Senadora Marta Suplicy (PT SP)Sexóloga e política paulistana. Propôs quando deputada, em 1995, um projeto de lei para reconhecer a união gay por meio de um Pacto Civil. Quando prefeita de São Paulo ou Ministra do Turismo, sempre prestigiou a comunidade gay e seus eventos. Hoje, como senadora, defende a criminalização da homofobia por meio do PLC 122 que está parado no Congresso há 10 anos.

Governador Sérgio Cabral Filho (PSDB RJ)Político e jornalista carioca, atual governador do estado do Rio de Janeiro, participou de grandes avanços da comunidade gay e foi um dos protagonistas da decisão do Supremo Tribunal Federal quando consultou a Justiça sobre o reconhecimento das uniões estáveis de servidores homossexuais do Rio de Janeiro, por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132.

Ministra Maria do Rosário NunesA gaúcha é a atual ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e, assim como os outros componentes da política nesta lista possui um histórico de luta pelos movimentos sociais. Assim que assumiu a pasta, a ministra deu um novo ritmo ao Plano Brasil Sem Homofobia, criado no governo Lula, e se mostra presente e combatente para combater o preconceito contra homossexuais no país.

Dráuzio VarelaMédico paulista e autor, Varela sempre deixou claro a sua posição de entendimento como profissional e ser humano da homossexualidade. Desde a imagem natural que dá a personagem travesti de seu livro Best Seller Carandiru, até suas participações pedagógicas na tevê ou em seus textos de saúde.

Arnaldo JaborO cineasta, escritor e crítico carioca é famoso pela acidez de seus comentários, geralmente assertivos. Quando fala dos gays ou das travestis, Jabor se mostra sensível na luta contra o preconceito e atrocidades que a comunidade enfrenta, defendendo a liberdade e a dignidade dos homossexuais, clamando pelo direito negado e condenando o tratamento desumano dispensado aos LGBTs.

Preta Maria GilA cantora e atriz carioca, filha de Gilberto Gil, bissexual declarada, não se importa em dizer que é gay para defender a causa de seus amigos. Ela defende o não rótulo e não se importa com o que pensam. Uma das principais defensoras da liberdade sexual no país, Preta é expansiva, brincalhona e uma mãe tigre para todos os gays.

Wanessa CamargoA cantora paulista anunciou há dois anos seu amor pela comunidade gay e tem se dedicado cada vez mais para esse público, que tem retribuído o carinho. Em retorno, não faltam falas dela em defesa do casamento gay e da lei que criminaliza a homofobia. Wanessa, sempre que pode, aborda os direitos gays e já disse que não namora homem preconceituoso.

FaustãoApresentador paulista. Até pouco tempo, Fausto Silva era conhecido por suas brincadeiras machistas e até preconceituosas. Ele não apenas mudou de atitude como passou a ver o mundo com outros olhos. No lugar dos comentários homofóbicos, surgiu um profissional respeitoso que até combate o preconceito e defende a comunidade gay em seu programa.

LulaNunca na história desse país um presidente se mostrou tão solícito ao movimento gay. Gafes a parte, como a piada feita por Lula em Pelotas (não esquecemos), o ex presidente preparou o terreno com a convocação da I Conferência LGBT para a discussão das prioridades da comunidade gay no país. De metalúrgico a presidente, Lula cresceu e nesse meio tempo entendeu que o preconceito é lastimável, seja contra qualquer pessoa que for. Ele poderia ter feito muito mais, mas ao menos não ignorou a comunidade como outros governantes.


*** Homenagens especiais

Ex Senadora Fátima CleideApesar de não se eleger governadora de Rondônia nas últimas eleições, Fátima Cleide, a primeira relatora no Senado do PLC 122, que quer criminalizar a homofobia no país, nunca deixou de defender a comunidade gay, mesmo sabendo que seu eleitorado é de maioria conservador.

Ex deputada Iara BernardiA ex deputada e professora paulista Iara Bernardi segue o mesmo exemplo. Ela quem criou o projeto de lei que quer mudar a história de opressão aos homossexuais no país que são mortos e vítimas da homofobia todos os dias. As duas merecem figurar nesta lista por tomarem frente da comunidade, com coragem, mesmo sabendo que posicionamentos assim podem prejudicar as suas imagens com o eleitorado mais ignorante ou conservador.

Deputado Federal Dr. RosinhaUm dos deputados mais votados do Paraná que sempre defendeu a comunidade gay e deixou parte de seu mandato e orçamento dedicado contra o preconceito. Marca presença nos eventos importantes da comunidade, dando visibilidade a uma causa que poucos entendem: a de que ser você mesmo é um direito democrático e humano.

Nenhum comentário: