14/03/2013

Leia opiniões do novo Papa sobre alguns temas sensíveis


FONTE:G1
O novo Papa Francisco tem opiniões bem marcadas a respeito de assuntos polêmicos e, por exemplo, se opôs às leis de casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao reconhecimento da identidade dos travestis e transexuais aprovados na Argentina.
A seguir, as posições do novo pontífice:
CASAMENTO GAY - Foi um tenaz opositor à lei do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo aprovada em julho de 2010 na Argentina com apoio do governo e que foi a primeira do tipo na América Latina.
'Não sejamos ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus', disse Bergoglio pouco antes da sanção da lei.
O padre Nicolás Alessio (53 anos) foi expulso do Tribunal Interdiocesano de Córdoba (norte) por apoiar o casamento gay.
IDENTIDADE DE GÊNERO - Também foi contrário à lei de identidade de gênero aprovada em maio de 2012 e que autoriza travestis e transexuais a registrar seus dados com o sexo escolhido.
EUTANÁSIA - Contrário à eutanásia. Chegou a declarar que 'na Argentina se aplica a pena de morte' no caso do aborto e a 'eutanásia acobertada' em idosos enfermos.
PRESERVATIVOS - Contrário, assim como a Igreja, incluindo como forma de prevenção à Aids.
BATISMO - Em 2012 pediu a padres de 11 dioceses de Buenos Aires que batizassem todos os bebês, incluindo os nascidos de uma relação extraconjugal.
ESCNDALOS DE PEDOFILIA - Três padres católicos foram condenados desde 2002 na Argentina por abuso sexual de menores com penas de entre oito e 24 anos de prisão, enquanto dois bispos renunciaram por envolvimento em escândalos sexuais.
Em todos os casos, a Igreja evitou fazer comentários e disse que acataria as decisões da justiça.
PAPEL NA DITADURA - Bergoglio recebe críticas por supostamente não ter protegido dois padres jesuítas que foram sequestrados em 1976, durante o último regime militar (1976/83), e depois liberados.
MEIO AMBIENTE - Aqueles que o conhecem dizem que é um defensor do meio ambiente.
REFORMAS NA IGREJA - Para o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, 'não se vislumbra que (Bergoglio) possa promover mudanças estruturais a respeito da posição tradicional da Igreja sobre o uso do preservativo, a anticoncepção hormonal de emergência, a eliminação do celibato'.
O mesmo para 'o papel das mulheres na Igreja, o tratamento às pessoas divorciadas ou aos homossexuais, a liberação do aborto'.
GLOBALIZAÇÃO E POLITICA - O novo Papa aceita a globalização, mas advertiu que 'tem seus perigos'. 'Não podemos renegar da cultura de nossos povos. Este é o grande perigo' que a globalização traz consigo, destacou Bergoglio.
Defendeu ainda o trabalho dos laicos na política e definiu 'a política como a tarefa do bem comum, ao contrário das ideologias, que sempre engendram violência'.
COMUNISMO E LIBERALISMO - O Papa Francisco expôs suas críticas tanto ao comunismo como ao liberalismo e destacou que, 'assim como comunismo caiu por suas contradições internas, este liberalismo também vai cair por suas contradições internas' e advertiu que 'não devemos nos resignar a aceitar passivamente a tirania do econômico. A tarefa não deve reduzir-se a que as contas fechem para tranquilizar os mercados'. Também defendeu um trabalho maior sobre a sociedade.
13 de março - Papa Francisco I fala aos fiéis ao lado de cardeais depois da eleição (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)Papa Francisco I fala aos fiéis ao lado de cardeais depois da eleição em 13 de março (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters
)

Nenhum comentário: